Skip to content
Cotidiano Gaucho
Cotidiano Gaucho
domingo 6 julho 2025
  • Shop
Cotidiano Gaucho
Cotidiano Gaucho
  • Home
  • Brasil
  • Economia
  • Entretenimento
  • Justiça
  • Notícias
  • Contato
Novidades
setembro 26, 2024Marina Ruy Barbosa Exibe Anel de Noivado com Diamantes em Paris outubro 10, 2024Organizador de Eventos e Influenciador Digital é Preso por Porte Ilegal de Armas e Roubos em Manaus dezembro 19, 2024Quadrilha usava jatinho para transportar dinheiro de emendas parlamentares dezembro 27, 2024Líder e suposto fundador do PCC é preso ao desembarcar de cruzeiro em Santos setembro 16, 2024Empresário Patrick Burnett é Preso pela PF Acusado de Usar Fintech para Lavagem de Dinheiro em Esquema Bilionário setembro 30, 2024Empresário Wagner Amorim é Preso em Operação contra Fraudes Bilionárias com Fintechs dezembro 11, 2024Idê Guimarães Brilha Ao Lado Do Marido Em Ensaio Especial De Final De Ano janeiro 30, 2025Gaeco expõe a força do “Narcopix” em meio à polêmica sobre fiscalização do sistema fevereiro 20, 2025Temporal, mortes, quedas de árvores e apagão colocam o Congresso Nacional em alta tensão para aprovar o Projeto de Lei sobre fiações subterrâneas de energia fevereiro 25, 2025Empresário Sérgio da Silva Cordeiro Detido por Tráfico de Drogas
  • Home
  • Brasil
  • Economia
  • Entretenimento
  • Justiça
  • Notícias
Cotidiano Gaucho
Cotidiano Gaucho
Brasil
Brasil

Edição especial de 50 anos da revista antirracista Tição é lançada em Porto Alegre

King postKing postfevereiro 5, 2025 1212 Minutes read0

Na terça-feira, 28, foi lançada a edição especial de 50 anos da revista Tição na Biblioteca Pública do Estado. Pioneira na história do movimento negro no Brasil, a publicação começou a ser gestada em meados da década de 1970, por um grupo de jornalistas negros que faziam resistência à ditadura civil-militar; o lançamento ocorreu em 1978. O Sintrajufe/RS estava presente, representado pela diretora Arlene Barcellos. A colega aposentada Lourdes Helena de Jesus da Rosa, escritora e pesquisadora do povo negro, foi entrevistada para a edição especial.

A revista Tição foi criada como um instrumento na luta contra a discriminação racial e a violência policial e para denunciar a falta de mercado de trabalho para negros e negras, além de divulgação da cultura afro-brasileira.

A atividade de lançamento contou com a presença de pessoas das áreas de cultura, literatura, comunicação e educação e lideranças do movimento negro. A condução foi feita pela escritora e musicista Lilian Rocha, que já foi homenageada com o Troféu Palavra Viva, com o qual o Sintrajufe/RS destaca pessoas importantes para o fomento da leitura no estado. A apresentação musical foi da cantora Marguerite Silva Santos, e Naiara Oliveira declamou um poema de autoria de seu pai, Oliveira Silveira, poeta e escritor, idealizador do Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro. Também estavam presentes Ana Maria de Souza, primeira mulher negra na direção da Biblioteca Pública do RS, e a jornalista Vera Daisy Barcelos, fundadora da Tição.

Para a jornalista responsável e fundadora da revista, Jeanice Ramos, a edição de 50 anos da Tição “representa muito, historicamente e socialmente, porque fizemos um resgate das principais pautas da Tição e abordamos uma visão cosmopolita de todos os assuntos. Vimos que os assuntos não foram ultrapassados e que continuam fazendo parte da comunidade negra, e outros temas já superamos”, avaliou.

Emílio Chagas, editor e fundador da Tição, relembrou a primeira edição da revista: “Eu e Jorge Freitas militávamos no movimento negro e percebemos que a luta envolvia outras questões e não tínhamos nenhum espaço para discutir a identidade negra. Havia uma carência de profissionais negros nas universidades e nas redações dos jornais. Então, fizemos a revista em plena ditadura militar, enfrentando muita censura e perseguições. A partir daí, a revista se tornou um verdadeiro movimento que teve repercussão em todo o Brasil”, comentou. “Nesses 50 anos, notamos que o racismo ainda está aí e precisamos seguir com a luta antirracista”, finalizou.

A colega aposentada Lourdes Helena de Jesus da Rosa, escritora e pesquisadora do povo negro, com foco na história das mulheres negras, acompanhou o lançamento. Ela reforça que a revista foi um marco na história antirracista de Porto Alegre. “Na época de sua publicação, anos 78, 79, 80 do século 20, ainda vivíamos sob as agruras da ditadura, e lembro ser, para mim, um ato de atrevimento ter um exemplar em minhas mãos. Não conhecia e nada sabia de seus fundadores e editores e, com o passar dos anos, conheci e reconheci a importância e a coragem deles. Foi uma honra participar desta edição especial, como entrevistada, estar junto a tantas celebridades de papel importante na luta antirracista gaúcha”.

Tags
revista
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInEmailLink

King post

A King post é uma empresa especializada em serviços de gerenciamento de conteúdo, publieditorial e marketing digital. Com uma equipe altamente qualificada e experiente, a King post tem se destacado no mercado pela qualidade dos seus serviços e pela satisfação dos seus clientes.

Previous post Dia do Dermatologista: conheça as tendências da dermatologia estética para 2025
next post Bastidores da Demissão de Rodrigo Bocardi: Acusações de Ética e Investigações na Globo
Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique Conectado

InstagramFollow us
Notícias em Destaque
1

Conflitos, infidelidade e pressão para formalizar a união: o que a suspeita de envenenar o namorado com brigadeirão revelou em depoimento à polícia.

junho 3, 2024
2

Prisão de Antonio Ais pode afetar diretor do Corinthians

março 5, 2024
3

Gusttavo Lima: um ano de altos e baixos com prisão, polêmicas e retorno à TV

dezembro 29, 2024
4

Praticidade e Estilo: Como organizar maquiagens e acessórios de Carnaval com organizadores de acrílicos

fevereiro 20, 2025
5

Moradores de Arroio Grande Protestam Após 20 Dias sem Luz

abril 9, 2024
Novidades
1

Acusado de Golpe de R$ 100 Mil em Empresários é Preso Durante Operação no Piauí

setembro 12, 2024
2

Praticidade e Estilo: Como organizar maquiagens e acessórios de Carnaval com organizadores de acrílicos

fevereiro 20, 2025
3

Medicamentos Fora do SUS: A Decisão do STF e Suas Implicações para a Saúde Pública

outubro 23, 2024
4

Foragido por estelionato é preso em avião e desembarca em Porto Alegre

janeiro 21, 2016
5

Fórum de Segurança Pública apoia decreto que regula uso da força policial

dezembro 29, 2024
Novidades

Praticidade e Estilo: Como organizar maquiagens e acessórios de Carnaval com organizadores de acrílicos

fevereiro 20, 2025

Tragédia no Rio Grande do Sul: Caçador é Morto por Disparo Acidental de Espingarda

abril 8, 2024

Gusttavo Lima: um ano de altos e baixos com prisão, polêmicas e retorno à TV

dezembro 29, 2024

Moradores de Arroio Grande Protestam Após 20 Dias sem Luz

abril 9, 2024
Confira

Pesquisa

Cotidiano Gaucho © 2025.