Skip to content
Cotidiano Gaucho
Cotidiano Gaucho
sábado 21 junho 2025
  • Shop
Cotidiano Gaucho
Cotidiano Gaucho
  • Home
  • Brasil
  • Economia
  • Entretenimento
  • Justiça
  • Notícias
  • Contato
Novidades
outubro 24, 2024Como Divulgar Notícias na Internet Gratuitamente: Guia Completo para Criadores de Conteúdo e Assessoria de Imprensa fevereiro 13, 2025Wyndham Gramado terá programação especial para crianças durante Carnaval fevereiro 7, 2025Enchentes: Quem pode ter acesso ao auxílio reconstrução no Rio Grande do Sul? outubro 2, 2024‘Novinho do Tinder’: Estelionatário Conquista e Engana 37 Mulheres Usando Aplicativos de Relacionamento novembro 25, 2024Wagner Piva e a Revolução do Empreendedorismo Online no Brasil com a Yeet setembro 26, 2024Marina Ruy Barbosa Exibe Anel de Noivado com Diamantes em Paris junho 26, 2024Conflitos e Acusações Agitam o PRTB em São Paulo maio 28, 2024José Garcia Netto, membro do “Conselhão” de Lula, é investigado por suspeita de lavagem de dinheiro junho 24, 2024Advogada é Presa por Injúria Racial e Agressão em Aeroporto e Perde Cargo na OAB-MG dezembro 12, 2024Influenciador com 3 Milhões de Seguidores Preso em Operação Contra Crimes Financeiros
  • Home
  • Brasil
  • Economia
  • Entretenimento
  • Justiça
  • Notícias
Cotidiano Gaucho
Cotidiano Gaucho
Brasil
Brasil

Temporal, mortes, quedas de árvores e apagão colocam o Congresso Nacional em alta tensão para aprovar o Projeto de Lei sobre fiações subterrâneas de energia

Cotidiano GauchoCotidiano Gauchofevereiro 20, 2025 803 Minutes read0

“Estamos falando de mortes por eletrocutamento, perdas de alimentos em geladeiras devido à falta de energia por conta de apagões, prejuízos no comércio que depende de refrigeração para manter estoques e até interrupções em serviços essenciais, como hospitais’, sensibiliza o parlamentar Marcelo Crivella

Chuvas, alagamentos, apagões e estabelecimentos sem energia continuam chocando o Brasil e faz o Congresso Nacional pedir urgência para minimizar os impactos futuros. Diante desse cenário, o deputado Marcelo Crivella reapresentou um projeto de lei que obriga as concessionárias a substituírem as redes aéreas de distribuição de energia por fiações subterrâneas.
A proposta foi protocolada originalmente em 2011, quando Crivella era senador, mas foi arquivada após as concessionárias solicitarem uma audiência pública que nunca ocorreu.
Agora, como deputado federal, o republicano reapresentou o projeto em outubro do ano passado, após o apagão que deixou milhões de pessoas sem energia elétrica no país. Para o parlamentar, o debate não pode mais ser adiado diante dos números alarmantes.
Um levantamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mostrou que, nos últimos anos, foram registradas cerca de 36 mil ocorrências envolvendo a fiação da rede elétrica e de telecomunicações durante temporais. Mais de 4 mil pessoas perderam a vida, enquanto outras sofreram com a falta de energia dentro de casa.
O apagão duplo – da vida e da força – reacendeu a necessidade de enterrar os fios da rede elétrica. Atualmente, menos de 1% da fiação das ruas brasileiras é subterrânea.
A proposta que tramita no Congresso Nacional prevê a modernização dos serviços de energia elétrica em cidades com mais de 300 mil habitantes, com prazo de quatro anos para implementação. “Se seguirmos o exemplo dos EUA e da Europa, que reduziram a fiação aérea para evitar riscos à vida das pessoas, deixaremos um legado para as futuras gerações”, defende Crivella.
Além do impacto para as próximas gerações, o parlamentar menciona a importância da mudança para eventos internacionais, como a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30). “A COP será em novembro. Este é um ano crucial para que o Brasil adote medidas preventivas e se torne menos vulnerável às mudanças climáticas, que afetam diretamente as redes aéreas de distribuição de energia e a vida das pessoas”, conclui Crivella.
Especialistas garantem que a rede subterrânea apresenta menor probabilidade de interrupção de energia, pois seus componentes são à prova d’água, não param de funcionar em caso de alagamentos e evitam mortes por descarga elétrica.
Cenário: Brasil perde “força” no cenário internacional e está entre os países com mais apagões
Segundo pesquisa do Ipea, o Brasil tem uma média de apenas 0,4% de linhas de energia enterradas, contra cerca de 20% nos Estados Unidos.
Atualmente, menos de 1% da rede elétrica brasileira é subterrânea. São Paulo tem apenas 60 quilômetros de cabos aterrados, enquanto cidades como Rio de Janeiro e Belo Horizonte têm 11% e 2%, respectivamente.
Enquanto na Europa o tempo médio que uma residência fica sem luz é de 12,2 minutos por ano (mesmo com a crise energética causada pela guerra na Ucrânia), na maior cidade brasileira algumas famílias relatam ficar mais de quatro dias sem energia.
Exemplos internacionais:
Paris: A capital francesa começou a instalar sua rede elétrica subterrânea em 1910. Toda a fiação da cidade está no subsolo há mais de 60 anos, organizada em túneis subterrâneos.
Nova York: Já possui 71% de seu cabeamento enterrado, totalizando cerca de 150 mil quilômetros de fios subterrâneos e quase 60 mil quilômetros de cabos aéreos.
Buenos Aires: Desde a década de 1950, a cidade avança na substituição da fiação aérea pela subterrânea.

Tags
apagão
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInEmailLink

Cotidiano Gaucho

Previous post Como estudar e trabalhar legalmente nos EUA: oportunidades e regras essenciais
next post Praticidade e Estilo: Como organizar maquiagens e acessórios de Carnaval com organizadores de acrílicos
Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique Conectado

InstagramFollow us
Notícias em Destaque
1

Tragédia no Rio Grande do Sul: Caçador é Morto por Disparo Acidental de Espingarda

abril 8, 2024
2

Prisão de Antonio Ais pode afetar diretor do Corinthians

março 5, 2024
3

Wagner Piva e a Revolução do Empreendedorismo Online no Brasil com a Yeet

novembro 25, 2024
4

Conflitos, infidelidade e pressão para formalizar a união: o que a suspeita de envenenar o namorado com brigadeirão revelou em depoimento à polícia.

junho 3, 2024
5

Moradores de Arroio Grande Protestam Após 20 Dias sem Luz

abril 9, 2024
Novidades
1

Temporal, mortes, quedas de árvores e apagão colocam o Congresso Nacional em alta tensão para aprovar o Projeto de Lei sobre fiações subterrâneas de energia

fevereiro 20, 2025
2

King Post: Entenda como essa Startup conquistou o tema Reputação Online

maio 20, 2024
3

Cirurgião Plástico é Denunciado por Erro Médico: 40 Mulheres Alegam Mutilações Corporais

outubro 20, 2024
4

Caso Odebrecht: ex-presidente do Peru, Alejandro Toledo, é condenado a 20 anos de prisão

outubro 22, 2024
5

TRF Nega Habeas Corpus a Empresário Acusado de Movimentar R$ 85 Milhões do Tráfico

julho 4, 2024
Novidades

Conflitos, infidelidade e pressão para formalizar a união: o que a suspeita de envenenar o namorado com brigadeirão revelou em depoimento à polícia.

junho 3, 2024

Praticidade e Estilo: Como organizar maquiagens e acessórios de Carnaval com organizadores de acrílicos

fevereiro 20, 2025

Gusttavo Lima: um ano de altos e baixos com prisão, polêmicas e retorno à TV

dezembro 29, 2024

Prisão de Antonio Ais pode afetar diretor do Corinthians

março 5, 2024
Confira

Pesquisa

Cotidiano Gaucho © 2025.