Skip to content
Cotidiano Gaucho
Cotidiano Gaucho
sexta-feira 9 maio 2025
  • Shop
Cotidiano Gaucho
Cotidiano Gaucho
  • Home
  • Brasil
  • Economia
  • Entretenimento
  • Justiça
  • Notícias
  • Contato
Novidades
agosto 7, 2024Inteligência Artificial revoluciona setor jurídico pelo Brasil dezembro 21, 2024Diretor do Deic é citado em delação sobre extorsões envolvendo o PCC fevereiro 25, 2025Cor do ano 2025: 05 dicas de decoração com o Mocha Mousse outubro 20, 2024Cirurgião Plástico é Denunciado por Erro Médico: 40 Mulheres Alegam Mutilações Corporais dezembro 29, 2024Fórum de Segurança Pública apoia decreto que regula uso da força policial abril 15, 2024Fraude Fiscal: Militares no RS Supostamente Usaram Laudos Médicos Fraudulentos para Evitar Pagamento de Imposto de Renda outubro 22, 2024Caso Odebrecht: ex-presidente do Peru, Alejandro Toledo, é condenado a 20 anos de prisão novembro 27, 2024Políticas Públicas e a Comunidade LGBT nas Escolas Municipais de São Paulo: Uma Reflexão Pedagógica sobre Gênero e Diversidade Sexual fevereiro 26, 2025Construção industrializada em aço viabilizará projeto de construção de 31 casas em Porto Alegre abril 26, 2024Desafio da Defesa do Grêmio: Igualar a Melhor Sequência Sem Sofrer Gols do Ano, Apesar da Escassez de Opções no Setor
  • Home
  • Brasil
  • Economia
  • Entretenimento
  • Justiça
  • Notícias
Cotidiano Gaucho
Cotidiano Gaucho
Justiça
Justiça

Primeira Audiência do Caso Rai: Justiça Militar Julga PMs por Agredir Torcedores no RS

Cotidiano GauchoCotidiano Gauchoabril 10, 2024 1632 Minutes read0

Ministério Público denuncia 17 policiais por tortura contra Rai Duarte e outros 11 torcedores do Brasil de Pelotas

O Ministério Público apresentou denúncia contra 17 policiais por agressões que resultaram em tortura contra Rai Duarte e outros 11 torcedores do Brasil de Pelotas. Os incidentes ocorreram em maio de 2022, na cidade de Porto Alegre.

O Tribunal de Justiça Militar (TJM) do Rio Grande do Sul deu início, nesta quarta-feira (10), às primeiras audiências do caso, que ficou conhecido como Caso Rai, em referência a um dos torcedores agredidos. Rai Duarte, após ter sido agredido por policiais militares, precisou de mais de 100 dias de internação devido às lesões sofridas. Além dele, outros 11 torcedores teriam sido vítimas de tortura por parte de 17 policiais militares, após um jogo do Brasil de Pelotas contra o São José, no estádio Passo D’Areia, na capital.

O processo, de acordo com o TJM, está na fase de identificação dos PMs envolvidos no caso, sendo que o Ministério Público afirma que cinco das vítimas das agressões serão ouvidas.

“O Ministério Público está tratando este caso com extrema seriedade e comprometimento, não apenas devido à gravidade dos crimes cometidos e em respeito à dor das vítimas, mas também pela circunstância de terem sido perpetrados por agentes responsáveis pela segurança pública da sociedade”, afirmou a promotora Janine Borges Soares.

Os 17 policiais militares enfrentam acusações de tortura qualificada contra Rai e tortura contra os outros 11 torcedores. Além disso, um dos policiais foi denunciado por falsificação de documento, enquanto outro enfrenta acusações de injúria e ameaça, além de outros crimes.

Novas audiências estão agendadas para os dias 18 e 25 de abril, bem como para o dia 6 de maio. Os policiais serão ouvidos somente após o término da instrução, cuja data ainda não foi definida.

Relembrando o caso, os incidentes ocorreram em 1º de maio de 2022, após uma partida entre o Brasil de Pelotas e o São José, válida pela Série C do Campeonato Brasileiro, no Estádio Passo D’Areia, em Porto Alegre. Após uma briga, os policiais do 11º BPM intervieram, e durante o tumulto, 11 torcedores foram encurralados pelos policiais, de acordo com a denúncia.

Rai Duarte, que não estava envolvido na briga, estava em um ônibus se preparando para retornar a Pelotas quando foi retirado e preso por três policiais por motivos não esclarecidos, conforme os promotores. Ele foi então levado, junto com os outros torcedores, e agredido em um banheiro.

O MP alega que Rai sofreu lesões graves, incluindo hemorragia abdominal, ruptura de artéria cólica média, hematoma em mesocólon transverso, isquemia de cólon transverso e choque hemorrágico. As agressões, segundo a denúncia, duraram mais de 40 minutos, com os torcedores sempre algemados e sem oferecer resistência ou risco aos policiais.

Os promotores afirmam que os policiais envolvidos declararam estar acostumados a agredir torcedores do Brasil sempre que estes estavam em Porto Alegre. Além disso, teriam ameaçado plantar drogas nos torcedores para incriminá-los e ameaçaram retaliar caso as agressões fossem denunciadas.

Rai foi levado a um hospital, inicialmente caminhando, mas posteriormente transportado em uma cadeira de rodas, já inconsciente, devido a uma hemorragia interna.

Tags
Porto AlegreRai DuarteRio Grande do Sul
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInEmailLink

Cotidiano Gaucho

Previous post Violência Policial: Mecânico Sofre Agresões em Abordagem em Cruz Alta
next post Justiça determina julgamento dos envolvidos na morte do caminhoneiro em Bom Jesus
Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique Conectado

InstagramFollow us
Notícias em Destaque
1

Conflitos, infidelidade e pressão para formalizar a união: o que a suspeita de envenenar o namorado com brigadeirão revelou em depoimento à polícia.

junho 3, 2024
2

Tragédia no Rio Grande do Sul: Caçador é Morto por Disparo Acidental de Espingarda

abril 8, 2024
3

Prisão de Antonio Ais pode afetar diretor do Corinthians

março 5, 2024
4

Moradores de Arroio Grande Protestam Após 20 Dias sem Luz

abril 9, 2024
5

Praticidade e Estilo: Como organizar maquiagens e acessórios de Carnaval com organizadores de acrílicos

fevereiro 20, 2025
Novidades
1

José Garcia Netto, membro do “Conselhão” de Lula, é investigado por suspeita de lavagem de dinheiro

maio 28, 2024
2

Médico e mãe de vítima são presos em Natal por suspeita de crimes de abuso e exploração infantil

julho 3, 2024
3

Polícia prende casal suspeito de mandar matar o empresário Pacovan

julho 12, 2024
4

STJ Mantém Prisão de Empresário Acusado de Lavagem de Dinheiro para Facção Criminosa em MT

fevereiro 25, 2025
5

Prisão de Antonio Ais pode afetar diretor do Corinthians

março 5, 2024
Novidades

Prisão de Antonio Ais pode afetar diretor do Corinthians

março 5, 2024

Tragédia no Rio Grande do Sul: Caçador é Morto por Disparo Acidental de Espingarda

abril 8, 2024

Investidor brasileiro de Bitcoin desde 2011 processa corretora por bloqueio de saques

março 11, 2025

Wagner Piva e a Revolução do Empreendedorismo Online no Brasil com a Yeet

novembro 25, 2024
Confira

Pesquisa

Cotidiano Gaucho © 2025.