Um incidente ocorrido na terça-feira (9) em Cruz Alta, no Noroeste do Rio Grande do Sul, ganhou destaque após um motorista de 58 anos relatar ter sido agredido por policiais militares (PMs) durante uma abordagem em uma barreira policial.
Segundo relatos, o homem teria sido abordado pela Brigada Militar (a PM gaúcha) na Avenida Saturnino de Brito, na Região Central da cidade. A abordagem ocorreu após os policiais constatarem que o veículo do homem tinha uma multa em atraso. Apesar de apresentar um comprovante de pagamento e alegar ter acionado um despachante para regularizar a situação, os policiais decidiram recolher o veículo.
Diante dessa situação, o homem optou por dirigir até sua oficina. No entanto, ao chegar ao local, foi surpreendido pelos policiais, que o agrediram violentamente. Imagens das câmeras de segurança da oficina registraram o momento da agressão, mostrando os policiais imobilizando e agredindo o homem mesmo após ele ter se rendido, com as mãos ao alto.
O mecânico foi hospitalizado em decorrência das agressões sofridas. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil e foi registrado como “resistência”. A Brigada Militar, em nota, afirmou que a abordagem ocorreu após o motorista fugir da barreira policial sem obedecer à ordem de parada, colocando em risco a integridade física dos policiais.
A corporação informou também que está realizando uma apuração interna do ocorrido, tendo instaurado um Boletim de Ocorrência Militar para esclarecer os fatos relacionados à atuação dos policiais durante a abordagem.