O município de Caxias do Sul lançou uma nova estrutura colaborativa entre diferentes órgãos públicos para combater a violência contra os idosos. A ação, liderada pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SMASC), formaliza um plano municipal que promove a união de diversas áreas do governo em um esforço conjunto.
A iniciativa visa criar uma rede de proteção coesa, com o intuito de acelerar as respostas e aprimorar o atendimento em situações que envolvam violações de direitos dos idosos.
Esse modelo estabelece uma colaboração entre secretarias municipais e forças de segurança, como a Guarda Municipal, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Brigada Militar. Também são contemplados serviços da saúde, como Vigilância Sanitária e Atenção Primária. A proposta é que essas entidades atuem em conjunto em vistorias, atendimentos e ações de fiscalização.
Além disso, o projeto inclui instituições do sistema judiciário e de controle, como o Ministério Público, a Defensoria Pública, a Câmara de Vereadores e o Conselho Municipal da Pessoa Idosa. Essas entidades passarão a fazer parte do fluxo de acompanhamento e responsabilização em casos reportados.
Entre as ações planejadas está o fortalecimento dos canais já disponíveis para denúncias, como o telefone 156 do Alô Caxias e o Disque 100. Também será ampliada a busca ativa em áreas com maior vulnerabilidade social.
Com um prazo de vigência de cinco anos, o plano contará com uma comissão responsável por monitorar a implementação das iniciativas e sugerir ajustes conforme necessário. Este grupo irá acompanhar indicadores, revisar processos de atendimento e elaborar relatórios periódicos sobre os resultados obtidos na política.
A integração entre os diversos órgãos tem como meta agilizar o atendimento prestado à população idosa, garantindo uma proteção mais eficaz e reduzindo a subnotificação dos casos de violência registrados na cidade.

